Mais vale prevenir... | Lifestyle

Para quem ainda não conhece o The Tuttu Project, espreitem aqui, a história por trás destas fotos maravilhosas vale a pena ser conhecida.

No mês de internacional da prevenção do cancro da mama e no dia Nacional de prevenção do Cancro da Mama não podia deixar passar em branco este dia.
Infelizmente tenho dois casos próximos na família, felizmente ambos controlados, ambos com mastectomias e tratamentos daqueles horrorosos, dolorosos que fazem cair o cabelo... Que ninguém espera passar, que ninguém deseja a ninguém e que assola muito mais gente do que gostaríamos.

Posso dizer-vos que desde os 20 (portanto há 10 anos) que faço rastreios anuais, não faço mamografia porque o meu médico não recomenda com a minha idade, mas faço uma ecografia completa que começa no queixo práticamente e termina cerca de 5cm abaixo do peito, faço palpação e vou ao médico duas vezes por ano, só para garantir que não há surpresas, até porque ambos os lados são do lado materno.

Acreditem, quando é detectado precocemente as hipóteses de sucesso e de sequelas menores aumentam e muito, além de que nos podemos poupar a nós e a quem nos rodeia de muito sofrimento. Façam por vocês, marquem uma consulta anual e falem com o vosso médico.

Não é o fim do mundo para 80% das pacientes... mas acreditem que a vida muda, para elas e para nós...
A minha duas continuam lutadoras, fortes apesar de todas as sequelas, físicas e emocionais, e o que não as matou tornou-as mais fortes, seguem a vida conscientes de que nunca terão verdadeiramente alta. Mas na verdade nós nunca sabemos a nossa hora... não é diferente para ninguém ♥


5 comentários

  1. Um tema que nenhuma mulher nem nenhum homem pode ficar indiferente.
    A prevenção é a chave do sucesso. A mortalidade e morbilidade do cancro da mama, não é assustadora (quando comparada com outro tipo de carcinomas mais invasivos), mas as consequências físicas e psicológicas são devastadoras.
    A prevenção, e entenda-se prevenção como visitas regulares ao médico de família ou ginecologista, para efetuar os devidos exames para uma possível deteção precoce.
    Um beijinho enorme a todas as corajosas que enfrentam este desafio.
    Somos mulheres, somos fortes, e acima de tudo temos de nos apoiar nestas causas tão nobres.
    Um beijinho a todas as mulheres <3


    ReplyDelete
  2. Um tema tão delicado e tão cruelmente real :(


    www.tarasemanias.pt

    ReplyDelete
  3. Já conhecia, é um projeto fantástico :)

    ReplyDelete
  4. este projeto faz-me um grande sorriso, é fantástico. houvesse mais gente criativa assim para animar quem precisa de ser animado!

    ReplyDelete
  5. e eu já perdi dois avôs para o cancro, sem bem o quanto precisam de ser animados

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥