Alimentação durante a gravidez | Food

A alimentação durante a gravidez é um assunto um tanto polémico, há quem defenda que come tudo, há quem não coma muita coisa, há quem coma tudo o que lhe apetece e há quem evite muita coisa por receio de engordar. Não há um caminho certo, cada uma faz o seu, mas acredito que hajam escolhas mais acertadas que outras, não pelo lado estético mas pela questão nutricional.

No meu caso deixei de comer carnes frias, sushi, marisco e salada fora de casa, de resto como tudo o que me apetece, tento fazer uma alimentação variada, como muita fruta, lacticínios, cereais, pão de sementes, verduras, carnes e peixe. Mas vou ao MacDonals sempre que me apetece, não sei quantos pacotes de estrelitas e bolicaos já comi durante a gravidez... Sem contar com as bolas de berlim (e outros bolos mais) que vou intercalando com a dita alimentação mais saudável.

No inicio da gravidez só me apeteciam coisas salgadas e ficar longe dos presuntos, dos paios e dos mariscos foi uma dificuldade, mas à medida que a gravidez foi avançando fui-me virando cada vez mais para os doces. De acordo com o que tenho lido, nesta fase é que se ganha mais peso, tanto nós como o bebé, e ao que parece para que esse ganho seja substancial é suficiente que a mãe ganhe entre 350 a 450gr por semana até ao fim da gravidez. Até à algum tempo atrás andava um pouco stressada com o ganho do peso porque até as enfermeiras comentavam que eu tinha que ganhar mais peso, mas eu como bem, como de tudo, não me privo de nada, a bebé está bem e ambos os médicos que me seguem disseram que para a minha estrutura estava muito bem, o ganho até agora foi de 4,5Kg e o médico calcula que até ao fim sejam cerca de 6 a 7Kg.

Como já vos disse neste momento faço refeições mais pequenas mas como mais vezes, então tento intercalar uma refeição de qualidade com sopa e fruta, ou prato com verduras e fruta com outra menos saudável, como um bolo com um capuccino, ou umas bolachas, ou estrelitas assim satisfaço a minha gula sem derrapar naquilo que é importante comer. Ahhh e o leite é sempreeee com Nesquik, sempre gostei de leite simples mas agora não me sabe bem...

E só por causa das coisas às vezes antes de dormir ainda pedincho um chocolatinho ao B., geralmente um Kinder Bueno ;)

3 comentários

  1. E se te sentes feliz então é a melhor alimentação que poderias estar a ter =)

    Beijinho grande*

    ReplyDelete
  2. Eu também só engordei 6 kilos durante a gravidez, e era só barriga. Se te sentes bem com a alimentação que estás a fazer, isso é que interessa :)

    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Ui a alimentação essa tramada... :P
    Por conselho da minha obstetra fui à nutricionista assim que engravidei, por ter um ligeiro excesso de peso e por a médica achar que devíamos tentar reservar a engorda para os meses finais :)
    Assim estou com 15s e engordei 1,4kg desde o inicio :) Tenho tentado alimentar-me de forma saudável com fruta e legumes, até pelo bom desenvolvimento da bebé, mas quando me apetece um chocolate lá vou eu comer eheheh a nutricionista achou que eu devia apenas cometer uma asneira por semana, humpfff, really? É impossível!
    Felicidades

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥