Terrible Two ou Wonderful Two???

O que esperar de um bebé.. criança?! De 2 anos... É a idade da afirmação da personalidade, de testar limites, de descobrirem o que os faz felizes ou não, de começarem a aprender a lidar com as emoções, de tentarem gerir a frustração, tudo isto são comportamentos tão complexos que geram situações que por vezes são tão hilariantes e que nos ficam na memória como momentos queridos e felizes, como podem desencadear momentos de verdadeiro stress para ambas as partes, e que podem escalar se não soubermos manter a calma.

Capa - Zara
Fofo - Baby.B
Merceditas - Pisamonas


Um bocadinho da personalidade da Noa
Noto que lentamente está a sair da fase bebé para passar a ser a menina (aiiiii que isto custa-me tanto a admitir!!!), já dá opinião, diz "adoro" quando gosta mesmo de alguma coisa enquanto abraça e e "embala" mesmo que seja uma pulseira, prato ou brinquedo... quando fica triste diz ohhhhh... quando fica danada o melhor é distraí-la para evitar a birra (que nem sempre se consegue). Compadece-se de bonecos animados, pessoas, animais, diz "coitadinho, ohhhh está triste, pronto não chora!". Uma ternura, e sempre tão expressiva.

Sabe o que gosta e não gosta, continua de boa boca mas a sopa continua a levar um grande não (excepto a canja e a sopa de peixe), gosta de caril e comidas exóticas como sushi (sim já lhe dei a experimentar... shame on me). Quando o irmão acorda de manhã (sempre depois dela já estar a pé) diz !bom dia Dinisssss!" e vai sempre dar-lhe um beijinho.

É meiguinha com o irmão mas às vezes quando estou com ele ao colo diz "pousa na cama" para vir ela para o meu colo, dá-lhe beijinhos e abraços mas também lhe mexe nos olhos de vez em quando!
Consola-o quando ele chora e se ele chorar e eu não estiver no mesmo compartimento vai a correr ter comigo a dizer "depressa mãe, o Dinis a chorar!!!" nunca senti por exemplo que ficasse irritada com o choro dele ou algo do género. Lembro-me que assisti uma vez a uma menina a conhecer o irmão recém nascido e ele chorava e ela disse logo, shhhh, cala-te!! Ele faz muito barulho... Secretamente sempre desejei que isto não acontecesse, e não aconteceu (até agora pelo menos).
A relação deles é de se ficar encantada, ele reconhece a voz dela e procura-a com o olhar assim que a ouve, quando a vê sorri e mesmo quando ela o estrafega a montes ele nunca se queixa.

Reconhece os locais ainda na rua antes de chegar, a casa das avós, a nossa casa, o parque, o centro de saúde e o hospital. Continua a chorar em todas as consultas/idas ao médico assim que vê onde vai, assim que entra no edifício diz "emboraaaaa" que vai repetindo sempre.
Canta músicas e completa refrões que cantamos com ela. É super traquina e tem dias que anda à procura da próxima asneira o tempo todo. É apaixonada pela prima Leonor (até sonha com ela). Gosta de brincadeiras de menina, diz que vai fazer o jantar, o cházinho, pôr a mesa, dá papa aos bebés, troca as fraldas e dá o biberão. Antes arrumava tudo agora faz tudo para não arrumar depois de brincar. Adora o colo do pai mas não me larga. Gosta de tomar banho, lavar os dentes e de comer sozinha, diz ~"não não ajuda, eu faz!"

No entanto gosta de ajudar com as tarefas domésticas, pergunta-me "posso ajudá?", diz olá, obrigado, por favor e desculpa (insistimos mesmo muito nisto) achamos fundamental que ela além de sociável e coordial seja bem educada com toda a gente, às vezes é tanto que passa por determinadas pessoas na rua e se estas olharem para ela ela retribui o olhar e acompanha logo com um olá, as pessoas acham imensa graça. É uma desavergonhada, mas não confia à primeira.

Dorme na cama dela, sem grade, entra e sai quando quer e até agora estamos muito contentes por termos optado por colocar a cama e o quarto a seguir as guidelines Montessorianas. Come sozinha, sobe as escadas sózinha mas desce de mão dada. Gosta de adrenalina, de andar em carrosséis, no escorrega, mesmo que seja grande, gosta de andar depressa nos baloicos e de trotinete ,habitualmente alinha em todo o tipo de brincadeira. Andou de pónei pela primeira vez no mês passado e nem pensou duas vezes, quis logo andar. Gosta de se mascarar e diz que quer ir para o balet, porque quando fica na casa da avó nos dias que a prima tem balet vai com a avó levá-la, e porque foi ver o espectáculo de Natal e adorou.

É uma ternura connosco, mas só quando quer, não adianta pedir beijinhos nem abracinhos porque ela só faz quando está inclinada e quando está vale-se pelos outros dias todos. Não gosta de ser contrariada (quem é que gosta???), mas para o bem dela às vezes lá tem que ser, quando tem que ser e ela está com sono é um castigo porque leva mesmo a mal, quando não a coisa até corre bem. É possessiva com os brinquedos e estamos a trabalhar nisso, mas segundo sei também é próprio da idade. Tem pilhas duracel das alcalinas, às vezes até nos deixa tontos com tanta energia.

Gosta muito da Masha e da Patrulha Pata, acha uma graça ao bacio que comprámos mas ainda não consegui convencê-la a usar, espero que seja este Verão, podem deixar dicas!! Já ando tb a ler o livro do Mário Cordeiro que também dá umas luzes sobre o assunto.

É de uma boa disposição contagiante e é uma criança muito fofinha a minha mais velha ♥ a minha melhor amiga!


Há dias em que é mais terrible que wonderful mas é assim mesmo... Cabe-nos a nós apoiar, acarinhar e ensinar quando tentam, testam e nos põem de cabelos em pé...

3 comentários

  1. Já com uma personalidade muito vincada, muito bem. É tão bom :)

    ReplyDelete
  2. A minha filha tem dois anos e uns meses (fez em Outubro), por isso de idade próxima da Noa e revejo-a muito nesta descrição. Para já também tem sido mais wonderful que terrible e espero que continue! :)

    Cisca

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahahahah por aqui também, mas os dias terríveis são mesmo terríveis... agora estão finalmente a romper os dentes caninos e tem havido muita choraminguice pobrezinha. Beijinhos para a vosse pequenina ;)

      Delete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥