E a escola Noa?

15.9.17

Setembro chegou e com ele o regresso ou início do ano lectivo, para a Noa não foi excepção, e o que era um sonho e um pedido constante tornou-se realidade dia 1 de Setembro. Muitas novidades, muitas caras novas, muita alegria, mas também algumas inseguranças e receios da minha parte e da parte dela.

Nos primeiros dias durante o período da manhã andou muito ao colinho, e tudo lhe fazia lembrar a mãe, se comia canjinha, era porque a mãe fazia canjinha e tinha saudades da mãe, se ia à casa de banho, era porque a mãe ia sempre com ela à casa de banho e tinha saudades da mãe.

A verdade é que foram quase 3 anos de estar quase sempre comigo (excepto 1 semana aos 9 meses em que foi para outra escola, e quando ficava com a avó), nós fazíamos tudo juntas, estender roupa, dobrar meias, pôr a roupa na máquina, pindar, desenhar, dançar, eram tudo coisas sempre feitas na companhia uma da outra, e de repente é uma realidade completamente nova...

Volvidas 2 semanas, posso dizer-vos que ela se adaptou lindamente, come bem e sozinha (inclusivamente a sopa que é coisa que não consigo que coma em casa...), ao lanche também come tudo, já adormece sozinha (com a chucha e fraldinha) mas sem precisar de companhia para o fazer, brinca e interage com os amigos e com quem trabalha na escola.

Sabe as rotinas e o lugar de sentar, cada um teve que escolher algo para os representar que depois é utilizado em diversas circunstâncias, conseguem imaginar o que escolheu? Uma bailarina pois claro!!

A única dificuldade é mesmo o deixar de manhã, ainda chora, diz que quer ficar comigo mas assim que vai para a salinha com a educadora ou a auxiliar (que adooooora) pára logo, e ninguém me disse, eu vi! A sério chega lá a chorar e eu fico a espreitar e 30 segundos depois cala-se quando já não me vê e lá vai a vida dela...

Vai à casa de banho sozinha, e é uma criança nada enrascada e super independente, espero que esta fase de chorar logo de manhã não se estenda muito porque custa ter que a deixar lá assim, mesmo sabendo que ela adora andar lá e que quando a vamos buscar quer sempre ficar mais um bocadinho para acabar o que estava a fazer...

Até agora estamos encantados com a escola e ela também, quando está em casa ou no caminho de casa conta o que fez, que pintou, cantou, andou no escorrega, almoçou a sopa sozinha (tem especial orgulho quando conta que come como uma menina crescida) e nós ouvimos babados as novidades com toda a atenção como se fosse a melhor história de sempre!! E para nós é!!

Sei que muitas de vocês estão a passar pelo mesmo, espero que esteja tudo a correr bem com a pequenada e que a fase de adaptação esteja a decorrer sem grandes choradeiras de parte a parte, quanto a mim já tive um dia que saí da escola à novela Mexicana, quase a correr com os olhos rasos de lágrimas enquanto a educadora e outras mães me dizia que era normal e que ia passar... E vai!! Até lá é conversar muito com ela, explicar que é crescida e que agora vai para a escolinha, porque se não os amigos, a educadora e a auxiliar ficam com muitas muitas saudades dela... 

Mães experientes contem-me tudo! Estratégias para tentar acabar com a choradeira matinal são bem vindas ;)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Realmente devo ser uma mãe pouco comum, em que nem 1 dia me custou deixar o miúdo na escola. Começou aos 5 meses e nessa altura ainda não têm muita noção. Agora mais crescido por vezes quando o ia deixar não queria ir para o colo da educadora ou auxiliar que o vinha receber, sobretudo quando passou para a sala de 1 ano. Comecei a pousá-lo logo no chão para ser ele a ir ter com os colegas e não eu a entregá-lo a outra pessoa e a dizer adeus. Agora que já anda, abro a porta e lá vai ele brincar. As raparigas já sabem que nem têm de vir à porta. E acho que assim tira o peso do "abandono". Tipo agora-ficas-aqui-com-estas-pessoas-e-a-mãe-vai-embora. É mais como se fosse ele a querer ir ter com os amigos e os brinquedos. Mas admiro imenso quem consegue ficar com eles em casa 1 ano, 2, 3. Eu não seria capaz.

    ReplyDelete
  2. Deve ser tão boa esta nova fase de novidades :)

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥

recent posts