Na hora de amamentar | Bebé

Quando descobri que estava grávida depois da euforia da descoberta passar (se é que alguma vez passa) as principais preocupações que se foram instalando foram o parto e a amamentação, ambas por recear não ser capaz e me causarem alguma estranheza... Quando esses pensamentos me assolavam o que pensava sempre era que milhões de mulheres faziam aquilo a toda a hora em todo o mundo, ora se elas conseguem eu também!
O parto já sabem como foi, para quem não leu aqui fica o link, da amamentação falamos hoje, acho que é importante desmistificar e perceber que é lindo, é a melhor coisa que podemos fazer segundo a ONS mas que é um percurso árduo e é preciso ter muita força de vontade, amamentar é na minha opinião um processo que requer foco muita força de vontade e persistência.
Nas primeiras vezes que dei de mamar à Noa pensei "é só isto??? Não custa nada..." Mas cedo percebi que não era só aquilo... Algumas vezes depois e ainda no hospital comecei a ficar dorida e a perceber que afinal não era tão linear o processo... Mas a prova de fogo ainda estava por vir, dia 23 e 24 de Dezembro foram os mais difíceis no que respeita à amamentação... A subida do leite passou-se entre duches de água a ferver, sacos de água quente e gelo. Pensei em desistir por mais que uma vez, mas só pensava "não pode piorar"... e aguentava, até hoje, é verdade não é fácil mas a parte mais difícil são os primeiros dias.
A ingurgitação (a tal situação em que o peito parece pedra) mamária é normal no entanto requer medidas imediatas de caso contrário pode ocorrer mastite e aí só vai lá com antibiótico. As medidas podem ser aplicação de calor antes de dar de mamar e aplicação de gelo após, não se deve utilizar bomba de leite nesta fase inicial porque a bomba ao simular a sucção vai aumentar a produção de leite (que é o oposto do que se pretende) assim aconselha-se o esvaziamento manual da mama.
Passada aquela fase inicial mais dolorosa a coisa normaliza, e dar de mamar torna-se uma parte indispensável e insubstituível para quem amamenta. Confesso que o que me fazia confusão é hoje uma das minhas "tarefas" favoritas de ser mãe! É um momento só nosso...

Neste momento continuo a dar mama em exclusivo e pretendo continuar assim até aos 6 meses caso consiga, e só depois introduzir as sopas e as papas. 

11 comentários

  1. que linda foto e que bom que estás assim como eu a amamentar, confesso que foi uma coisa que também me fez alguma confusão ao inicio, mas que agora gosto, pois tenho-a só para mim naqueles momentos.Nunca tive grandes problemas mamários graças a Deus, apenas o dorido como dizes. Eu comecei mais cedo com a papa e a fruta, porque vou trabalhar já no 5 mês de vida dela e não queria que ela sentisse muita diferença. beijinhos e continuação de boa amamentação ;)

    ReplyDelete
  2. Boa!!!! Por aqui igual ;) já retomei o trabalho, mas estou a conseguir o aleitamento exclusivo! Vamos ver até quando! Espero muito chegar aos tais 6m recomendados pela OMS. Passei por muito no início. Pensei desistir mais que uma vez, entre Mastite, ductos entupidos... Mas lá me aguentei e sem duvida que ainda bem que não desisti!! Por que amo amamentar e estou seriamente a considerar tornar-me Conselheira em Aleitamento Materno, através do Ibfan, ou da La Leche League.

    ReplyDelete
  3. Compreendo as mães que optam por não amamentar, mas é maravilhosa esta "tarefa" como tu dizes. Felizmente só a primeira semana é que foi complicada. Depois tudo passa :)
    Por aqui também vai ser até aos 6 meses. ;)

    ReplyDelete
  4. Não sei se tiveste oportunidade de ver estes videos que realizei com algumas mommy bloggers. Olha espreita! Este é sobre gravidez e pós-parto! https://www.youtube.com/watch?v=NlItDG2Owhg beijinho!

    ReplyDelete
  5. A-do-ro a foto!!
    Foi uma das coisas que me fez mais confusão, escrevi pelo menos uns 3 post lá no blogue sobre o assunto e todos acabaram por sem bem diferentes. Acho que é uma assunto que se devia de tratar com uma maior abertura, sem preconceitos e respeitando as decisões de todas as mães sem julgar. Eu passei do fazer-me confusão, para o é só isto e com grande tristeza não consegui mais amamentar ao fim dos 2 meses. Não me foi facil admitir que não iria conseguir voltar a amamentar, levei um mês até admitir a coisa e deixar de me sentir mal com isso até por não foi opção.
    Mas tens razão, é um momento único, só nosso, nem sempre fácil mas o olhar que nos dedicam alívia muita dor e transmite uma segurança incrivel.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhh não tens que te sentir mal, aliás nem quem opta por não amamentar se deve sentir mal, os bebés e as mães são todas diferentes por isso não pode acontecer igual com todas. São opções e devem ser respeitadas e não criticadas ;) o que importa é que mãe e bebé se sintam bem!

      Delete
  6. A foto está linda linda linda. Muitos parabéns!
    A minha experiência não podia ser melhor, a minha Clarinha, tem 7 meses e meio e eu amamentei até aos 6 meses em exclusivo e adorei.
    Tive uma experiência santa. Posso dizer que não tive dores nenhumas, havia dias que tinha o peito "cheio", mas a Bebé dava conta daquilo num instante. Só tenho coisas boas a dizer sobre este momento só meu e dela.
    um grande beijinho.

    ReplyDelete
  7. Eu, dentro das minhas modestas 26 semanas, tenciono amamentar, mas sem pressões :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha foi como eu, sem pressões!! ;)
      Parabéns e felicidades ❤️

      Delete
  8. Ao fim de um mês só posso dizer que é uma das melhores experiências que a maternidade trouxe! Felizmente correu bem desde início :)

    Beijinhos,
    Carolina

    ReplyDelete
  9. Para mim a questão nem se colocou. Quando descobri que estava grávida decidi logo que queria parto natural e que iria amamentar. Claro que poderia haver algum problema e ter de ser cesariana, mas correu tudo bem. Quando o Lucas nasceu e o colocaram no meu colo, ele começou logo a mamar. Claro que os primeiros dias foram um pouco difíceis e dolorosos, mas não desisti e consegui. Dar de mamar é a melhor coisa, tanto para nós como para eles :)
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥