Na hora da História | Baby


Sempre gostei de ler enquanto criança, lembro-me de ler todos os livros da minha irmã mais velha, de pedir à minha mãe para me comprar livros e de levar raspanetes sobre ler até muito tarde com pouca luz no meu quarto.

Depois de adulta mantive o gosto, é verdade que hoje em dia já não leio tanto como já li um dia mas a disponibilidade também é outra e a verdade é que tenho mais o hábito de ler durante o Verão que de Inverno.

Sempre quis passar este gosto aos meus filhos, nos dias de hoje já com a Noa faço questão de lhe ler de vez em quando, não é todos os dias, nem tem uma hora especifica, aproveito momentos em que está mais sossegada geralmente ao meu colo e vou-lhe lendo uma página ou duas de cada vez.

Até agora já lemos O Principezinho e agora estamos a ler a Menina do Mar, ambos livros da minha infância e que adoro, o Principezinho é inclusive uma 2ª edição antiquissima que herdei e que um dia será dela, o Pedrito Coelho é um livro com texturas que sei que irá adorar daqui para a frente por poder tocar nas diferentes texturas do livro e as histórias de 5min são perfeitas para lhe dar a conhecer os contos mais tradicionais como a Cinderela, o Pinóquio, o João e o pé de feijão ou a Bela adormecida.

Ela gosta que falemos com ela, ainda não percebe que estamos a ler o livro mas vou-lhe mostrando as imagens, fazendo vozes e ela ri-se.
Faço isto praticamente desde que nasceu e espero que seja daquelas crianças que pede para lhe lermos histórias, acho um momento delicioso entre pais e filhos, já para não falar dos beneficios em termos gramaticais e de vocabulário.

Os livros que estão na minha lista são:
- Mary Poppins
- Pedrito Coelho uma História de Inverno
- O cavaleiro da Dinamarca - Sophia de Mello Breyner Andersen
- Os ciganos - Sophia de Mello Breyner Andersen

Depois queria fazer uma daquela colecções de contos da Disney, tinha uma enorme em pequena que adorava que não sei o que foi feito dela... Tinha a Dama e o Vagabundo, Os Aristogatos, Os 101 Dálmatas, A Rapunzel, A princesa e a Ervilha entre outras histórias... nem sei quantas vezes mas leram e eu mesma li aqueles livros.

Têm alguma sugestão? Também gostam de ler aos vossos pequeninos?

8 comentários

  1. eu nunca fui de ler, não gostava e assim continuo um bocado, acho que foi porque nunca encontrei algo que me cativa-se mesmo. já tenho lido para a Ema, agora que regressei ao trabalho o tempo é que esse é cada vez mais curto. beijinhos... ahhh e tb tenho esse do coelho pedrito ;)

    ReplyDelete
  2. Eu tb tive essa da disney.
    . Era acompanhada por cassetes k as historias ... ainda tenho os livros e quero ler p meu baby :-)

    ReplyDelete
  3. A leitura é sem dúvida muito importante, em todas as idades. Eu leio uma história ao Vicente desde os seus 2 meses e durante estes quase 3 anos sinto que tem trazido benefícios. Para mim, durante o dia é mais complicado, por isso na rotina da noite há sempre uma história ao deitar. Quando ele era bem pequenino ficava deitado na cama a olhar para as imagens e a ouvir as vozes.....agitava as pernas e abanava os bracinhos. Agora, mais crescido, já interage mais e até já começou ele a contar as histórias (tal e qual como no livro.....é surpreendente a capacidade das crianças!).
    Há imensos livros giros, mas uma coleção que ele adora é a "Dora, a Exploradora". Tem algumas palavras em inglês e foi de tantas vezes ouvir as histórias da Dora que um dia ele contou até seis em inglês assim do nada.....ficámos atónitos!
    A Noa ainda é muito pequenina para este tipo de estímulos, mas fica aqui a sugestão talvez para mais tarde (o tempo passa tão rápido que não demora tanto assim). Quando o Vicente tinha a idade da Noa comprei um livro com vários contos infantis (Capuchinho Vermelho, Três Porquinhos, O Gato das Botas........), mais abreviados, pois não queríamos histórias muito extensas.
    Beijinhos e boas leituras. Se puderem nunca percam esse hábito!

    ReplyDelete
  4. Sugiro-te "As Fábulas de La Fontaine" (ofereci-o à minha sobrinha e costumava lê-lo na hora de dormir :-) e "Onde Vivem os Monstros" de Maurice Sendak (li-o em adulta - é tão bonito!), por exemplo.
    Gosto sempre de oferecer livros aos mais pequenos para lhes incutir o gosto pela leitura e estimular a imaginação :-)

    Boas leituras!

    ReplyDelete
  5. Desde criança que gosto de ler e é frequente (se bem que com menos frequência depois de ter sido mãe) verem-me sempre com um livro atrás. Ainda a minha filha não tinha nascido e eu já tinha uns quantos livros no seu quartinho, à espera pela primeira oportunidade de os poder ler. Desde então que tenho vindo a aumentar a coleção e felizmente saiu-me uma miúda que adora mexer nos livros, folheá-los e apontar para as figuras e já dizer alguns nomes.
    Um dos livros que gostava de comprar e poderá também ficar como sugestão para a Noa é o Adivinha o quanto eu gosto de Ti http://www.fnac.pt/Adivinha-Quanto-Eu-Gosto-de-Ti-Sam-Mc-Bratney/a174364

    ReplyDelete
  6. Como consumidora compulsiva de livros para mim sinto-me mal por apenas lhe ter comprado apenas um!
    Quero ver se também começo com esse hábito tão saudável!
    Adoro a Menina do Mar tenho que procurar o meu :)

    Beijinhos,
    Carolina

    ReplyDelete
  7. Tenho tantos livros infantis que adoro. Trabalho num Jardim de Infância, os livros fazem parte do meu dia a dia. Se quiseres posso recomendar-te uns quantos maravilhosos :)

    ReplyDelete
  8. Acho super giro que o faças, eu fiz ao meu irmão e aos meus primos, e tanto eu como eles gostavam.

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥