20 meses de Noa

Quando nos dizem para aproveitarmos bem cada fase mal eles nascem, relativizamos muito essas palavras, mas pouco tempo depois percebemos que fazem todo o sentido e que não podiam ser mais verdadeiras. Nem acredito que chegámos ontem aos 20 meses, e que o mano nasce daqui a menos de 1 mês. Se com ela o tempo voa, temo que com dois nem dê por ele a passar e so "acorde" quase quando tiverem 18 anos!!
Neste momento a Noa é uma criança muito activa e curiosa, gosta de testar os limites e está sempre a inventar, gosta de atenção mas detesta que a agarrem e beijem contra a vontade dela. Raramente dá beijos a adultos mas distribui muitos abraços. Tão depressa foge de nós como corre ao nosso encontro como se não nos visse há meses.

Continua a comer bem, aceita tudo excepto figos e sopa, tenta comer sozinha mas ainda faz muita porcaria à volta dela, gosta de provar tudo e fazer companhia quando alguém está a comer. Neste momento vai ao frigorifico e pede queijinho (uma fatia enrolada), pêssego (nectarina) ou guto (iogurte, os favoritos são de pina colada, como eu!). Adora pepino, torradas, queijo, azeitonas verdes, nectarinas, arroz e peixe.

Já diz práticamente tudo, repete tudo o que nós dizemos, já percebe quando utilizar certas expressões, como desculpa, obrigado e por favor, diz "não consigo, ajuda", "não sei" quando perguntamos por qualquer coisa, já conjuga frases e utiliza o EU para se referir a ela, sabe o nome e diz Noa e aponta para si mesma. Chama mamã ou mãe e papá ou Bruno, sabe o nome de todos os familiares e alguns amigos. É uma fase muito engraçada esta!!

É super ágil, mas trapalhona e bruta, leva tudo à frente, nem vê onde põe os pés, e agora anda em bicos de pés, se bem que já andou mais. Gosta de brincar com os bebés, pôr a dormir, dar o biberão, e tirar a fralda, tão querida de se ver. Gosta dos jogos de encaixe e entretem-se com quase todo o tipo de brinquedos. Adora ver a Masha e o Urso, a Heidi, o coelhinho Bing e ultimamente o Ruca. Adora estar perto de outras crianças sobretudo se forem mais velhas e interage muito e adora música e dançar.

Começou a dormir no quarto dela (novamente) há cerca de uma semana e meia, há noites mais fáceis e outras mais dificeis, optámos pelo método Montessoriano, a cama só tém uma grade e ela tem liberdade para entrar e sair da cama quando quer, ou às vezes para rebolar para o chão enquanto dorme, colocamos sempre um edredão e umas almofadas para amparar em caso de queda (de cerca de 20cm).

Continua em casa comigo, e conto que assim seja pelo menos até aos 3 anos, não nos pareceu justo colocá-la na escola quase a par com a chegada do mano, e como o pediatra é a favor de estar com um cuidador (seja mãe, pai ou avós) pelo menos até aos 3, decidimos tentar, claro que não conto que seja fácil mas tenho sempre quem me possa vir dar uma mãozinha extra caso esteja mais aflita.

Sou-vos sincera, não noto que por não andar na escola, esteja atrasada em relação aos miúdos da mesma idade, ela é super independente e desenrascada, a verdade é que também lhe dou liberdade para experimentar desde que não corra o risco de se aleijar. 

Tentámos tirar as fraldas este ano, mas até agora não tivemos sucesso, há dias em que corre bem e outros não tão bem, na praia corre lindamente pois pede pela fralda e só faz depois de estar colocada, em casa adora o "pato" e as cuecas da Minnie mas a verdade é que mesmo indo comigo sempre, mesmo sentando-se, mesmo explicando acho que vê mais a questão como uma brincadeira que outra coisa.

Adora animais, especialmente gatos, chama, corre atrás, e se ficarem por perto quer agarrar, fazer festas e só não se senta em cima se não calhar ou se eles fugirem, gosta de cães mas se forem grandes noto que fica receosa e entusiasmada ao mesmo tempo. Não gosta muito de palhaços, até há dias só tinha visto na TV e fugia de perto, entretanto na festa de aniversário da prima viu um de carne e osso, e a primeira reacção foi fugir para o meu colo, mas depois lá relaxou mas sempre sem se chegar a ele, e quando perguntávamos se queria ir ao pé do palhaço respondia "não quer!"

Tudo o que quero é disfrutar desta fase, sem pensar nas seguintes, é tão giro senti-la a retribuir o carinho e o amor que demonstramos ter por ela.

2 comentários

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥