O nome da Petite Brunette | Baby

O nome é, na minha opinião, das decisões mais difíceis para os futuros pais, alguns já sabem que nome querem colocar mesmo antes do bebé vir a caminho outros só colocam quando olham para o bebé e há ainda quem leve toda a gravidez na indecisão.
No nosso caso no inicio parecia que estava mais que decidido ali até às 16 semanas depois no meu caso as dúvidas começaram a instalar-se, pelo B estava mais que decidido... mantinha-se o nome, mas as dúvidas cresciam dentro de mim a cada dia, e se me arrependo, e se depois não gosto... E se... por aí a diante... O facto é que depois de muito pensar e repensar nos decidimos pelo primeiro nome que tínhamos gostado.

Por cá os nomes escolhidos que mais se ouvem são: Maria, Carolina, Laura, Matilde, Madalena Leonor e depois há os nomes do momento como Carminho, Pureza, Pia, Carlota ou Diana.
Não é que não goste destes nomes, atenção, gosto mais de uns do que de outros, aliás estão presentes nesta pequena lista os nomes de duas das minhas sobrinhas, mas simplesmente não me identifico, e quem me conhece a mim e ao B quando souberam que nome escolhemos disseram logo que tem tudo a ver connosco.

Ambos queríamos um nome curto e forte que tivesse a ver com os dois, discutimos Eva, Ema, Mia e Noa. Entretanto desde o inicio que nos inclinamos mais para Noa e depois de sabermos o seu significado ficamos com mais vontade ainda de optar por este nome. No Havaí significa liberdade e no Japão que veio do amor.

A grande indecisão mais recentemente era entre Mia e Noa, e já se brincava inclusive com o facto de a escolha ser feita no momento do nascimento caso a menina nasça loira ou morena. Actualmente está decido, imprimimos inclusive os gráficos que fiz com alusão ao nome como é o caso do monograma acima entre outras coisas personalizadas, se entretanto olhar para ela e achar que tem cara de outro nome a solução é mudar mesmo, mas não me parece.

É um nome pouco vulgar, forte e com personalidade e não conheço ninguém com esse nome. Há quem adore e ache lindo e feminino, há quem não goste e torça o nariz... 

Assim às 35 semanas levantamos mais um bocadinho do véu sobre a Petite Noa ♥ espero ainda conseguir mostrar-vos o quarto dela, o chá de bebé e o que levo para a maternidade antes de ir efectivamente para lá... A ver vamos!

E para vocês mamãs como foi a escolha dos nomes dos vossos pequenos?

48 comentários

  1. Honestamente não gosto do nome mas isso na verdade pouco importa porque o importante é que vocês gostem e que ela no futuro também goste :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade Carolina, obrigada pela sinceridade e frontalidade ;)

      Delete
  2. É muito giro, eu também gosto de nomes pouco populares.
    Por aqui escolhemos Camila, há quem goste e quem torça o nariz, mas o importante é os pais gostarem ;-)

    ReplyDelete
  3. ai, que detalhes bonitos. Os nomes únicos e fortes têm sempre essas duas vertentes, ou se gosta muito e se gosta do significado ou simplesmente se rejeita por ser diferente (especialmente as pessoas mais velhas). eu desses mais diferentes gosto de eva, ema e mia, e noa também é muito bonito, então com esse significado,:p mas é preciso ousar para escolher um nome diferente.eu acho imensa piada e acho que ela também se vai sentir muito especial.;)

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acho que daqui a uns anos a variedade de nomes vai ser muito maior do que o que é hoje em dia, com a introdução de nomes provenientes também de outros países e agora autorizados em Portugal, não podemos ser todas Marias como antigamente, se bem que agora estamos numa fase de Marias outra vez ;)

      Delete
  4. Os nomes curtos que colocas-te são nomes que aprecio mas não sei se daria a uma filha minha. Gosto de nomes como Leonor, Camila, Dalila, Constança, Carolina, entre outros.
    É sem dúvida, um nome não muito comum mas que irá deixar a sua marca :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gosto de todos os que enumeraste com excepção de Dalila, foi um dos nomes sugeridos pela minha mãe e não gosto mesmo nada ;)

      Delete
  5. Gosto muito do nome mas ja vi meninos e meninas com esse nome, o q é um pouco confuso :/ mas o que interessa é vcs gostarem :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nos meninos é Noah :) Noa é menina, e a entoação também é diferente, Noah lê-se Noá e de menina é Noa ;)

      Delete
  6. é perfeitoooo!!!!! <3
    e percebo bem os teus gostos, pq da minha lista de nomes tb sao mais curtos, como iris ou chloe. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem gosto muito de Chloe, Alice e Olívia por exemplo mas o pai não gostava de nenhum desses ;)

      Delete
  7. Realmente é bem original ;) Admito que antes de engravidar também ponderei Mia, acho um nome muito bonito. No nosso caso a escolha do nome por estranho que pareça (eu sou a indecisão em pessoa) surgiu naturalmente e logo a seguir a sabermos que era menina! Começamos a chamá-la por esse nome e assim ficou... :)

    R de Rita

    ReplyDelete
  8. É um nome pequeno, mas forte, diferente e bonito :)

    ReplyDelete
  9. Eu conheço meninos com Noa e Noah, não conheço meninas, mas adoro o nome :)
    Quando engravidei e ainda não sabia se era menino ou menina, fiz duas listas, a lista de nomes para menina era enoooooorme, a lista de nomes para menino era super simples, tinha 4 opções. Quando soube que estava grávida de um rapaz, confesso que fiquei aliviada, a tarefa de escolha de nomes ficava assim simplificada. Os nomes da minha lista eram Saba, Enzo, Lucas e Matheo, acabei por escolher Lucas por ser o nome que melhor se adapta tanto a França como a Portugal :)
    Mas mais uma vez, adoro Noa.
    Beijos e boa continuação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gosto muito de Lucas ou Luca para menino e por acaso temos uns amigos que viveram em Franca cujo filho se chama Enzo, é giro porque na altura estranhamos mas hoje em dia achamos que nem podia ter sido outro nome!!! Obrigada ;)

      Delete
  10. Adoro Noa! É um nome lindissimo! Eu própria tenho um nome super incomum e, depois de um periodo de contestação (sobretudo nos primeiros anos de escola, os pequenos não sabiam dizer o meu nome), adoro o meu nome e não o mudava por nada. O nome torna-nos nós e é uma das coisas que ficará para sempre connosco. A tua pequena tem um nome único e lindo. Parabéns!

    Blog - FB - Bloglovin'

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por acaso tive uma colega de faculdade com o mesmo nome que tu :) mas efectivamente é muito invulgar

      Delete
  11. Quando soube que estava grávida de uma menina a escolha do nome foi bastante difícil, nenhum nome me soava verdadeiramente bem, nenhum era o TAL, ou porque era comprido, ou porque era curto, ou porque houve um boom de meninas com o mesmo nome. Até que de um dia para o outro surgiu: Alice, adorámos os dois e agora que ela já vai fazer 2 anos cada vez gosto mais do nome. Também houve pessoas a torcerem o nariz, penso que é uma decisão que compete única e exclusivamente ao pais, é uma decisão muito pessoal e infelizmente conheço muitos casais que quem tem a decisão final é a mãe, apesar dos pais não gostarem do mesmo. O importante é a vossa opinião!
    Beijinhos, Ana Batista

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alice é um dos meus favoritos mas o pai não gosta... Com muita pena minha :)

      Delete
    2. O importante é terem escolhido um que agrade aos dois :) Mesmo não vos conhecendo pessoalmente o nome tem tudo a ver convosco! Muitas Felicidades para os 3!

      Delete
    3. Obrigada Ana :) a ver vamos se quando olharmos para ela não achamos que ela tem cara de outro nome!! Hahahaha
      Beijinhos e felicidades também para vocês 3 ❤️

      Delete
  12. Gosto pela simplicidade e por ser pequenino, mas confesso que tenho um nome pequeno e muito incomum, e não gosto nada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A sério? Eu além de catarina sou Ana e detesto, não utlizo sequer, aliás a maioria das pessoas que me conhecem só conhecem por catarina ;)
      Aposto que tens nome bonito!!

      Delete
  13. Gosto de nomes diferentes :) E Noa é um nome de menina lindo e um dos meus preferidos.
    Muitos Parabéns pela vossa escolha e desejo-vos muitas felicidades.

    ReplyDelete
  14. Eu também sou super esquisita com nomes, acho que vai ser mesmo difíiiiicil escolher, então quando se é educadora é terrível porque começas a associar os nomes todos aos miúdos que tiveste hehe, enfim..logo se verá. Um nome que nunca pensei que fosse gostar, mas que começo a gostar muito de ouvir é Ema, acho muito bonito :) Noa, confesso que nunca tinha ouvido, portanto não consigo já gostar ou não :) hehe, achei um máximo pensares no nome de Mia pq é o nome da minha gatinha :) **

    ReplyDelete
  15. Adoro Noa! Verdade, não é um nome vulgar, mas é lindo. E o que importa é que vocês gostem e que se identifiquem com ele, que vos diga algo! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim é invulgar, mas acho que em breve a diversidade de nomes vai aumentar é muito, tenho ouvido nomes muito diferentes ultimamente, não é que haja mal nos nomes tradicionais mas a verdade é que há alguns nomes que n se pode dizer que olham para nós umas 5 crianças... Hahaha

      Delete
  16. Ahhh Ju não é só por seres educadora, eu também tenho esse problema, não consigo dissociar os nomes das pessoas que conheço... Há nomes que detesto por pessoas que já passaram pela minha vida e nomes que adoro por serem pessoas especiais para mim :)

    ReplyDelete
  17. Não é um nome muito comum, nisso dou-te razão e acho que se fosse comigo não optaria por ele. Mas gosto da sonoridade! E do facto de ser original!

    Agora é só esperar que a pequena Noa nasça ♥

    ReplyDelete
  18. Porque será que Eva é o meu preferido? ;) De qualquer forma também gosto de nomes pequenos. Noa é com certeza bastante original!
    Ah, alguém ali atrás refere Camila como diferente. De facto é, mas este ano parece que há uma febre de Camilas e Violetas com tantas mães a escolher esses nomes para as filhas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eva estava entre os favoritos mas neste momentos há muitas Evas a nascer por aqui... Hahaha

      Delete
  19. Adooooro o nome!! É lindo e muito fora do comum, acho que foi uma escolha perfeita ;) O meu filho já é adolescente e na altura escolhi um nome bem tradicional para ele porque era um nome que sempre gostei e acho que vou gostar sempre mas hoje em dia acho que também escolheria um nome mais para o diferente e original se tiver mais filhos e for uma menina gostava muito de Flor ;)
    Bj S

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também gosto muito de flor! Mas realmente não sinto que se coadune connosco :)
      Eu gosto de muitos nomes tradicionais mas realmente as vezes são usados até à exaustão e acabam por perder o encanto... ;)

      Delete
  20. Até que nem é feio, fica no ouvido. Gosto muito de Lis/Liz.
    Por cá temos uma Constança de 5 anos, um Salvador de 4 e um Vasco de 18 meses.
    O Salvador até ao nascimento foi Jaime, depois decidi mudar para Duarte e depois de ver a carinha dele decidi colocar Salvador, e Salvador nunca teve nas nossas opções.
    Escolher o nome da Constança também foi difícil, ou era Maria Constança ou Eulália, já o Vasco foi muito fácil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que fizeste bem em mudar, gosto muito de salvador, tenho um na família inclusive :) e também gosto muito de constança mas lá está... Não tem mesmo nada a ver connosco! Não sei explicar bem, apesar de ambos termos nomes muito tradicionais portugueses sempre nos vimos como país de uma criança com um nome original ;)

      Delete
  21. Ora bem, acho que não colocaria esse nome. Contudo, gosto da sonorização que transmite. Acho que, acima de tudo, os pais devem gostar!
    Nós gostavamos muito de Amélia. Mas ficou Sofia :)

    ReplyDelete
  22. Estou tão ansiosa por ver e conhecer a Noa! Esta jornada é linda e adorei vê-la durante estes meses! ♥
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aiiii Marta... que carinho ♥ obrigada até fiquei com o coração mais quentinho!!! Beijinhos

      Delete
  23. Sinceramente, gosto mais de Mia. Nunca tinha pensado em nenhum dos dois! Mas o mais importante é que vocês sintam que é esse o nome certo, é sem dúvida diferente, a princesa ainda não nasceu e já prima pela diferença :) ahah Tem sido tão bonito acompanhar o teu blog estes últimos tempos! Que tudo corra bem para as duas :') Grande Beijinho!

    Love,
    Sweet Camomile

    ReplyDelete
  24. O teu blog é muito bonito, adorei, já estou a seguir!
    O nome da bebé é lindo, diferente, acho um máximo! Também gostei de Mia, tão giro! Eu se um dia tiver uma bebé, iria lhe chamar de Camila ou Mia :)
    beijinhos

    http://loverofthings27.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  25. Eu sou mais de nomes tradicionais mas realmente Noa é um nome muito muito giro :) Boa escolha :D

    Beijinho*

    ReplyDelete
  26. "É um nome pouco vulgar, forte e com personalidade e não conheço ninguém com esse nome. Há quem adore e ache lindo e feminino, há quem não goste e torça o nariz…" agora conheces, a minha baby Noa ♥ foi exactamente isso que passei quando contei às pessoas o nome que escolhi para a minha bebé. É realmente um nome que não tem meio termo, regra geral gera uma reacção de love ou hate. Hoje em dia, depois dela nascer, mesmo quem torcia o nariz já se rendeu ao nome, quanto mais não seja por associá-lo à princesa! Logo assim que a vi, mal nasceu, era Noa da cabeça aos pés, é um nome forte que lhe assenta na perfeição! Tenho a certeza que a tua Noa vai ser uma princesinha também :)

    www.mybabynoa.blogspot.pt

    ReplyDelete
  27. Nunca comentei mas adoro o nome :) e identifiquei-me com "viamo-nos como pais de uma criança com um nome original", também me via assim e tenho um Gaspar de 14 meses se um dia tiver uma filhota será Olivia.

    Beijinhos e as maiores felicidades,
    Marisa

    ReplyDelete

Go on... make me happy!! ♥
You can also write me to happy-brunette@hotmail.com ;)
Thanks ♥